domingo, 18 de novembro de 2012

Na região do Porto

           Quando cheguei ao Porto, reparei que quase não havia barcos nem carros, só bicicletas, barcos a remos e pessoas a andarem a pé. Antes, a ponte da Arrábida parecia um formigueiro com trânsito lento, agora parece um deserto, mesmo em hora de ponta.
           As localidades na região do Porto estão sempre perto umas das outras. Pode-se dizer que são "uma única cidade".
           Quando cheguei a casa dos meus avós, reparei que estava a dar no telejornal uma notícia sobre saúde e falou sobre a importância de fazer exercício físico, e aí percebi porque é que os carros não estavam a circular nas estradas.
           No dia seguinte, quando o meu primo estava doente, falei com ele através da Internet e eu estava a jogar, mas ele estava a irritar-me só de dizer vezes e vezes sem conta "fala, fala comigo".
           No final da semana eu pensei "a visita foi ótima, foi a melhor".



Figuras de Estilo:
Repetição - "fala, fala comigo" (linha 9)
Enumeração - "barcos nem carros"..."bicicletas, barcos a remos e pessoas a andarem a pé" (linha 1 à 2)
Metáfora - "são "uma única cidade"" (linha 4 à 5)
Comparação -" a ponte da Arrábida parecia um formigueiro com trânsito lento, agora parece um deserto" (linha 2 à 3)
Gradação - "a visita foi ótima, foi a melhor" (linha 10)

Sem comentários:

Enviar um comentário